APS JBI PRONTA Altera Es

3750 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PEDAGOGIA

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“A BRINCADEIRA DO FAZ DE CONTA E SEUS TEÓRICOS”

ANA CAROLINA DE LIMA O. GOMES – RA: C06ECA-8
ELIANE OLIVEIRA DA SILVA – RA: C14HCE-3
GLAUCIA MARIA AGUIAR – RA: C19AFE-8
JAQUELINE DE SOUZA CARRIERI – RA: C26130-0

ORIENTADORA: PATRICIA GIORDANO

SANTOS
2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Quando vemos uma criança brincando de faz de conta, nos adultos sentimo-nos atraídos pelas representações que a criança desenvolve. A primeira impressão que nos causa é que as cenas se desenrolam de maneira a não deixar duvida do significado que os objetos assumem dentro do contexto. A brincadeira faz de conta promove para criança um momento único de desenvolvimento ao qual a fantasia e a imaginação são elementos fundamentais, dessa forma a criança aprende mais sobre si e sobre o outro. É também através do faz de conta que a criança comunica-se com o mundo dos adultos, sendo assim com essas experiências ela adquiri autonomia, confiança, capacidade de resolver problemas e de socializar-se.
O faz de conta é de suma importância no que se diz a respeito à educação infantil, visto que a utilização de jogos permitirá que a criança aprenda de forma pratica. Para as crianças pode ser uma simples brincadeira, porem para o professor deve ser visto como uma forma de desenvolvimento no processo educativo de aprendizagem da criança.
Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância da brincadeira faz de conta, a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil. Observar quais estímulos a escola pode atribuir na educação infantil e no processo pedagógico.
Será feito uma observação a uma criança no momento em que ela brincava e posteriormente analisar qual a importância da sua brincadeira no contexto do faz de conta.
Serão apontados alguns teóricos ao qual afirmam que é através de brincadeiras e jogos que a criança desenvolve a atenção, a curiosidade, imaginação de

Relacionados