APS Felipe PD
O desafio é refletir sobre processo decisório, sendo assim percebe-se que as definições citadas, buscam entender que nas organizações, a tomada de decisões se torna um fator de suma relevância para que a empresa alcance o sucesso em seus projetos, cabendo ao administrador desempenhar o papel de tomador de decisões. “O equilíbrio da sua utilização nas organizações é fruto de uma informação completa, precisa, econômica e pontual. Somente atentando para estes princípios é que teremos um Processo Decisório adequado e dinâmico, como recomendado às modernas organizações”. (MORTIZ & PEREIRA p.18, 2006)
Tomar decisões se faz necessário, pois se não houver atitude nesse sentido e, havendo um problema, este poderá piorar se nada for feito a respeito, e aparecendo uma oportunidade, esta poderá escapar se não houver alguma ação.
Neste ambiente de informação e gestão é importante trabalhar com a Transação. As transações normais incluem, por exemplo, o pedido regular de matéria-prima, a cobrança de clientes e os depósitos bancários. Os dados sobre estas transações não estão diretamente envolvidos no processo de tomada de decisão, mas são necessários para a administração. (MORTIZ & PEREIRA p.18, 2006)Outro complicador para elaboração dessa ação com finalidade de colaborar em longo prazo com a melhoria do nível da empresa e contribuir para ampliar suas oportunidades de realizações sócio econômica seria dado por cenários estruturais, alguns dos quais nos referimos considerando que a sua complexidade pede textos específicos. Heller (1999) define: “decidir é julgar ou escolher entre duas ou mais opções, que podem envolver desde problemas simples do dia-a-dia até questões ambiciosas, como a implantação de um plano de ação. Por definição, o gerente é um tomador de decisões”.
As transformações estruturais de descentralizações para o fortalecimento da empresa trazem benefícios para as mudanças que ocorrem tanto na economia quanto na política atual, pois a partir do