APS DE MEC
→ Determine a intensidade da força resultante Fr = F1+F2 e sua direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo u positivo.
Exercício: 2º da APS
→A chapa está submetida a duas forças em A e B. Se θ = 60°, determine a intensidade da resultante das duas forças e sua direção medida a partir da horizontal.
Exercício: 3º da APS
→Determine o ângulo θ necessário para acoplar o elemento A à chapa, de modo que a força resultante de FA e FB seja orientada horizontalmente para a direita. Além disso, informe qual é a intensidade da força resultante.
Exercício: 4º da APS
→ Três forças atuam sobre o suporte da figura. Determine a intensidade e a direção θ de F1, de modo que a força resultante seja orientada ao longo do eixo x’ positivo, e tenha intensidade de 1 000N.
R = F1 = 889N
Exercício: 5º da APS
→ Se F1 = 300N e θ = 20°, determine a intensidade e a direção medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x’ da força resultante das três forças que atuam sobre o suporte.
R = FR = 717N – 30° + 7,08°
Exercício: 6º da APS
→ Os cabos presos ao olhal estão submetidos às três forças mostradas. Expresse cada força na forma vetorial cartesiana e determine a intensidade e os ângulos diretores coordenados da força resultante.
R = FR = 407,03N
Exercício: 7º da APS
→ Expresse a força F como um vetor cartesiano e depois determine seus ângulos diretores coordenados.
Exercício: 8º da APS
→ A torre é mantida reta pelos três cabos. Se a força em cada cabo que atua sobre a torre for aquela mostrada na figura, determine a intensidade e os ângulos diretores coordenados da força resultante. Considere que x = 20m e y = 15m.
Exercício: 9º da APS
→ Determine os componentes de F que atuam ao longo da haste AC e perpendicular a ela. O pondo B está localizado ao ponto médio da haste.
Exercício: