APS ADMINISTRAÇÃO UNIP
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES
As organizações são uma realidade no mundo contemporâneo, e quase tudo que acontece no mundo depende delas, mas para alcançarem seus objetivos devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos, dependendo para isso da administração
1.1 - As organizações e a administração
O sucesso ou o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração, que estabelece objetivos e guia a organização de forma a alcançá-los.
As organizações surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que, isoladamente, não conseguiriam, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar. Conseguem isso através de uma estrutura organizacional. Empresas são organizações especiais pois atuam na lógica das leis de mercado e visam o lucro ou excedente.
Com o surgimento das organizações surge a necessidade de administrá-las. Definida por Mary Parket Follet como “a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas”. Uma definição mais complexa pode ser dada como: “um processo (modo sistemático de fazer algo) que consiste na coordenação (partes interdependentes funcionando como um todo) do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz (fins) e eficiente (meios)”.
São os administradores que decidem onde e como aplicar os recursos da organização. Eles podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividade pelas quais são responsáveis – administradores gerais ou funcionais.
* nível estratégico (administradores de topo) é responsável pelas principais decisões da organização.
* nível tático (gerentes) coordena a atividade de outros níveis mais baixos e é responsável pela tradução das políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo.
* nível