APS 3º SEMESTRE ADM
A Estrutura Organizacional é o conjunto das funções e das relações que determinam formalmente as missões que cada unidade da organização deve executar, e os modos de colaboração entre essas unidades. Segundo Hall (1984), uma organização é uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa (regras), escalas de autoridade (hierarquia), sistemas de comunicação e sistemas de coordenação de afiliação (procedimentos). Tal coletividade existe de forma relativamente contínua num ambiente e se engaja em atividades que em geral estão relacionadas com um conjunto de objetivos. As atividades acarretam consequências para os membros da organização , para a própria organização e para a sociedade.
(Hall, citado por Takeshy Tachizawa; 2008; Pág. 80)
Por estrutura organizacional queremos afirmar: a distribuição, em varias linhas, de pessoas entre posições sociais que influenciam os relacionamentos entre os papeis dessas pessoas. (Blau, citado por Hall; 2004; Pág. 47).
O autor complementa dizendo que essa definição simples requer uma amplificação. Uma implicação da definição é a divisão do trabalho. As pessoas recebem diferentes tarefas ou cargos na organização. Outra implicação é que as organizações contem níveis, os quais denominam se hierarquia. As posições que as pessoas ocupam possuem regras e regulamentos que especificam, em grau variado, como devem comportar-se.
Outras definições ressaltam a importância das interações humanas na formação das estruturas, uma vez que "as estruturas moldam a atuação das pessoas, mas é também a atuação das pessoas que constitui (e reproduz) a estrutura” (Sewell, citado por Hall; 2004; Pág. 47).
Adotando um raciocínio similar, a estrutura é vista como um meio complexo de controle continuamente produzido e recriado na interação e, no entanto molda essa interação: As estruturas são formadas e formam. (Ranson, Hingis e Greenwood, citado por Hall; 2004; Pág. 47)
Hall diz que esses