educação forma x informal
Educação Não Formal na Pedagogia Social
O objetivo do trabalho sobre a educação formal e não formal tem um papel educativo e um significado importante em relação à pedagogia social, considerando que o campo da educação não formal é visto como conhecimento em construção.
Através da mediação deste processo educativo na sociedade é que acontece, o aprendizado espontâneo através da participação, seja ela, formal ou não formal.
Ao compararmos, as diferenças entre a educação formal e não formal, podemos entender a educação não formal como a ação, onde o individuo desenvolve seus conhecimentos durante sua vida, em seu contato com os grupos dentro de uma sociedade, partindo do convívio familiar, bairro, comunidades, ONGs, rede solidaria nas áreas de educação, canais de telecomunicação. De acordo com sua localização, pertencimento e sentimentos, o individuo nessa formação aprende valores ou conceitos morais herdados e compartilhados com outros. Mesmo não sendo formal pode ter intencionalidade. A educação informal socializa o homem, humanizando-o, desenvolvem hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar, de expressar sua linguagem, segundo valores e crenças, cultura a que pertence por herança de seus antepassados desde o nascimento.
Podemos dizer que educação formal é aquela que transmite o conhecimento por meio das escolas, possui conteúdos previamente definidos, em ambientes normatizados, com regras, padrões comportamentais previamente definidos, currículos prontos, seguindo as diretrizes definidas em lei, requer tempo, local especifico, pessoal especializado, organização de vários tipos, sistematização sequencial das varias atividades, disciplinamento, regulamentos, leis, órgãos superiores nos municípios, Estados e governo federal, tem uma