aproveitamento de agua da chuva
Levando em consideração a escassez de água na região onde vivemos, o grande desperdicio de agua potavel, e a luta constante de ambientalistas; orgãos publicos e ONG's, para racionalizar o consumo de água propomos em nosso trabalho a execução de um sistema de captação de água pluvial visando os beneficios ecologicos e economicos. Em residencias, industrias, intalações rurais, espaços comerciais, clubes e condominios a água de chuva pode ser utilizada para lavagem de automoveis, irrigação de jardins, limpezas de pisos, e na descarga de vasos sanitarios, dentre outras. A forma de captação consiste em utilizar área de contribuição ( ou capatação), calhas e coletores ( verticais e horizontais), dispositivos de descartes de sólidos ( como folha, gravetos e detritos), dispositivos de desvio de água das primeiras chuvas e reservatório ( inferios e superior) compondo todo assim o nosso sistema. Ao ser estocada ao abrigo da luz e do calor, a presença de bacterias e algas se matén dentro dos padroes de água balneável, podendo ser utilizada para qualquer necessidade que não exija água potável.Seguindo aas observações da norma ABNT BR 15527 - Água de Chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos :
O sitema de distribuição de água de chuva deve ser independente do sistema de água potável, não permetindo a conexão cruzada.
Os pontos de consumos, como, por exemplo, uma torneira de jardim, devem ser de uso restrito e identificados com placa de advertencia com a seguinte inscrição " água não potavel" e identificação gráfica.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL O objetivo é avaliar a viabilidade de instalação de um sistema de capatação de água pluvial na região do norte de Minas Gerais.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Levantamento de indices pluviometricos do norte de Minas Gerais;
Analise de vantagens e desvantagens para o consumidor final;
Elaborar um sistema de baixo custo que antenda residencias em area de vulnerabilidade