Apressado
Porquê Estudar História da MV?
Por que o MEC manda?
Porquê estudar História em geral?
Afinal, a exigência de conhecimentos científicos cada vez mais complexos não deixa espaço para se prestar atenção à evolução do pensamento médico através dos tempos.
Porquê Estudar História da MV
Tempo de novas demandas em todas as frentes da atividade humana
A questão técnica deve ser encarada uma forma cada vez mais ampla, e por isso, o conhecimento humanístico, a cultura geral, e o conhecimento histórico devem ser valorizados
Encontrar nos erros e acertos do passado, inspiração para as decisões de hoje
Quais os primeiros registros?
Papiro egípcio de ‘El-Lahun’ descreve fatos relacionados a arte de curar animais (4.000 a.C.), indicando procedimentos diagnósticos, prognósticos, sinais clínicos e tratamento de doenças de diversas espécies animais.
Quais os primeiros registros?
Os códigos de Eshn Unna (1.900 a.C.) e de Hammurabi (1.700 a.C.) (Mesopotâmia) registram referências à remuneração e às responsabilidades atribuídas aos "Médicos dos Animais".
Na Grécia (século VI a.C.), em algumas cidades eram reservados cargos públicos para os que praticavam a cura dos animais e que eram chamados de hipiatras.
Quais os primeiros registros?
Aristóteles (383 - 322 a.C.) pode ser considerado um dos Pais da Medicina Veterinária.
Escreveu tratados dedicados à classificação, comportamento, fisiologia, anatomia comparada, embriologia e patologia animal.
Quais os primeiros registros?
Na era cristã, em meados do século VI, em Bizâncio (atualmente Istambul), foi identificado um verdadeiro tratado enciclopédico chamado HIPPIATRIKA, compilado por diversos autores e que tratava da criação dos animais e suas doenças, contendo 420 artigos, dos quais 121 escritos por APSIRTOS, considerado no mundo ocidental, a partir dos helenos, o pai da Medicina Veterinária.
Do Latim VETUS, “velho, idoso”, de onde vieram também as palavras “vetusto” e “veterano”.