Apresenta o uptown residence greece
597 palavras
3 páginas
UPTOWN RESIDENCES GREECEArquitetos: Bertaki Loukopoulou
Paniyiris
Localização: Atenas, Grécia
Arquiteto responsável: Iro
Bertaki, Christina Loukopoulou,
Costis Paniyiris
Área: 6500.0 m²
Ano: 2012
Wellen Ramos Rocha
Ra: 21499675
1
Informações do Edifício
o
Situado em Moroussi, subúrbio ateniense, Grécia.
o
Ocupa todo o quarteirão com área equivalente a 6.500m² que corresponde praticamente a área por prédio de uma superquadra que tem valor igual a 6.414m² (sem pilotis e subsolo).
o
Composto por 70 residências (superquadra 72 apartamentos por bloco). 2
Implantação
Os edifícios encontra-se próximos às bordas do quarteirão, são funcionalmente independentes, mais formalmente contínuos, e tem a leitura de um S retilíneo.
Os edifícios permite a diversidade, a pluralidade da arquitetura contemporânea.
O terreno possui um desnível e o estacionamento localiza-se no subsolo. 3
Textura
Original
Modificado
Ambas as tonalidades são neutras, mas contrastam entre si, assim como o preto e o branco. O branco nas listras horizontais realça o volume denotando importância na composição, transmitindo leveza, e o cinza neutraliza. Utilizado inversamente apresentaria efeito contrário. 4
Luz Natural
Pequenos átrios, aberturas e transparências combinadas com espelho d’água cria uma entidade permeável contínuo que espalha a luz em todo o volume.
Luz Natural
5
Pilotis e Jardins
Os pilotis não parte da concepção de Lúcio Costa com objetivo de permitir o rés-do-chão aberto, a pretensão de que a cidade pertenceria a todos, mesmo tendo duas possibilidades de passagens para o trânsito de pedestres.
• Passagem de pedestres
O edifício possui jardins em quase todo o térreo, relação entre frente e fundo, interior e exterior é evidente, diferente da superquadra em que se tem apenas a permissão de uso
6
Volume
Ao espalhar-se mantem um altura relativamente baixa, caracterizando um edifício horizontal, favorecendo a obtenção de uma escala mais humana para a cidade.
7
O