APRENDER E ENSINAR L NGUA PORTUGUESA NA ESCOLA

1082 palavras 5 páginas
APRENDER E ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA
Nesse processo três fatores devem ser levados em conta: o aluno, a língua e o ensino.
O aluno – este atua como sujeito da ação de aprender.
A língua – o instrumento de conhecimento utilizado na fala e escrita.
O ensino – é o mediador entre o sujeito (aluno) e o objeto do conhecimento (a língua).
Aprender e ensinar a Língua Portuguesa requer uma didática bem trabalhada e planejada utilizando ferramentas e recursos diversos com finalidade de transmitir ao corpo discente uma orientação necessária para uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado em sala. Esse processo levará o aluno a uma reflexão daquilo que está sendo exposto, o que permitirá um melhor aprendizado.
Existem diversas maneiras de se atingir um objetivo, basta um pouco mais de esforço e pesquisa por parte do educador.
Vejamos mais adiante alguns pontos (resumidamente) sobre o tema "Aprender e ensinar língua portuguesa na escola". Diversidade de textos
A cada momento da história do homem exige-se novas demandas sociais pelo uso da linguagem.
No período atual elevou-se os níveis de leitura e escrita. O papel da escola nesse cenário é procurar ao máximo atender essa demanda crescente, o que leva a uma constante revisão da didática de ensino praticado por essa instituição.
Nesse contexto observa-se claramente a importância dos "textos" , estes não devem ser considerados apenas por um conjunto de regras para serem decorados. Seu papel vai mais além : os textos transmitem informações que permitem uma reflexão crítica e imaginativa, fatores básicos para participação numa sociedade letrada.
A escola precisa disponibilizar ao corpo discente textos de circulação social, como forma de incentivá-los através do ensino a produzir e interpretá-los. Isso permitirá uma melhor compreensão de conceitos, assimilação de informações novas, exposição de pontos de vista em relação a determinada hipótese ou teoria.
Lembramos que todas as disciplinas tem responsabilidade de

Relacionados