Aprendendo Juros simples facilmente
Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital.
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Diferente do regime de juros compostos, sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. Valor principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de ser acrescido os juros.
FÓRMULA DE JUROS SIMPLES
A expressão matemática básica para cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte:
J= C x i x n
Onde:
J = juros
C = capital ou valor principal i = taxa n = tempo Exemplo: Temos uma dívida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m. pelo regime de juros simples e devemos pagá-la em 2 meses. Os juros que pagarei serão:
J = 1000 x 0.08 x 2 = 160
Ao somarmos os juros ao valor principal temos o montante. Montante = Principal + Juros
Montante = Principal + ( Principal x Taxa de juros x Número de períodos )
Esta fórmula contém variações, seguem algumas logo abaixo:
Para encontrarmos o valor do Capital temos:
C= J i x n
Para encontrarmos o tempo temos:
n= J C x i O segredo para o bom uso destas fórmulas é lembrar sempre que a taxa de juros i e o período n têm de ser referidos à mesma unidade de tempo, que pode ser por mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, etc... Não se esqueça de igualar o tempo!
Exercícios resolvidos Exemplo 01
Quais os juros produzidos pelo capital $12000,00 aplicados a uma taxa de juros simples de 10% ao bimestre durante 5 anos?
Temos que expressar i e n em relação à mesma unidade de tempo.
Vamos inicialmente trabalhar com BIMESTRE (dois meses): i = 10% a.b. = 10/100 = 0,10 n = 5