Aprenda a escrever
CORRENTES DE PENSAMENTO. A CIÊNCIA. O CONHECIMENTO. O MÉTODO. ALGUMAS DISCIPLINAS DA HISTORIA QUE FIZERAM CIÊNCIA
1. Antropologia, é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia foi a Cultural e a Biológica. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento. Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências.
Antropologia filosófica. O pensamento antropológico filosófico teve início quando o homem se sentiu arriscado (afanoso) sobre si mesmo e (em oposição ao idealismo), “explica todos os monopólios, todas as funções e obras específicas do homem:
Linguagem, consciência moral, as ferramentas, as armas, as idéias de justiça e de injustiça, o Estado, a administração, as funções representativas das artes, o mito, a religião e a ciência, a historicidade e a sociabilidade.
A fim de ver se há algo nessas atividades, bem como em seus resultados, que seja especificamente humano.
Seu objetivo é colocar no centro de sua reflexão a questão: que é o ser humano? Como um problema de investigação.
Arte. A proximidade entre arte e ciência pode ser traçada de muitas formas diferentes no decorrer da história. O escultor, pintor, engenheiro e cientista Leonardo da Vinci (1452-1519) afirmava que ciência e arte completavam-se constituindo a atividade intelectual. Ex. O Professor Arthur Miller escritor da Universidade de Londres, fala sobre os pontos comuns entre Einstein e Picasso. 19/07/2005.
Conferência sobre Ciência e Arte, analisando e comparando a vida e obra do Albert Einstein e do pintor Pablo Picasso, os maiores representantes de suas respectivas áreas no século XX. Einstein - Teoria da Relatividade, denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: Relatividade restrita (ou Especial) e Relatividade geral.
Paralelamente Picasso começou a