ApostilaUIG
16744 palavras
67 páginas
1ead.senasp.gov.br
APRESENTAÇÃO
Olá! Seja bem-vindo(a) ao curso de “Uso da Informação em Gestão de Segurança Pública –
Versão Atualizada”.
A seguir, veja a apresentação do tema proposto e os objetivos esperados para seu melhor aproveitamento.
Bons estudos!
Apresentação do Curso
O uso da informação tem se constituído, nos últimos anos, como instrumento imprescindível ao planejamento governamental e à formulação e avaliação de políticas públicas no Brasil. Tal fato deve-se, em grande medida, às reformas gerenciais pelas quais o setor público tem gradualmente passado desde o processo de democratização do aparato político brasileiro. Isso implica na exigência de previsibilidade, planejamento e visibilidade das ações executadas e na existência de controles administrativos mais eficazes.
Como agentes externos importantes na consolidação desse processo, encontra-se a atuação expressiva de elementos do terceiro setor (ONGs, Sindicatos, sociedade civil organizada) e o controle exercido pela mídia, bem como o acesso facilitado às informações, através da rede mundial de computadores e a disseminação de aparato tecnológico avançado (JANUZZI, 2005).
Verifica-se, atualmente, um incremento das taxas de criminalidade e da percepção de insegurança das populações nos grandes centros urbanos e a falta de reconhecimento público dos governos estaduais como agentes capazes de solucionarem isoladamente o problema. Em virtude deste quadro, não é mais possível a continuidade de uma política reativa, pautada em um modelo tradicional de segurança pública que priorize unicamente o incremento de armamentos e efetivos policiais, visto que tais medidas apresentaram-se insuficientes para a redução da criminalidade em diversas localidades. (KANH, 2005).
Uma visão alternativa de segurança pública parte de uma perspectiva pluridimensional e transversal do problema, priorizando a prevenção como elemento paradigmático e assumindo a responsabilidade de múltiplas agências sociais na inibição da