Apostila
I - TERMINOLOGIAS
Gasto: Compra de bens ou serviços que gerem algum sacrifício financeiro para a empresa de maneira imediata ou por promessa de entrega de algum Ativo da empresa, normalmente dinheiro.
Ex.: MO, Mercadorias p/ revenda, Energia elétrica.
Desembolso: Independe do momento em que ocorre o gasto, é o momento em que há a entrega do referido Ativo mencionado acima, ou seja, quando é efetuado o pagamento.
Pode ocorrer concomitantemente ao gasto (pagamento a vista) ou depois deste (pagamento a prazo).
Ex.: Na compra a prazo, o gasto ocorre imediatamente, mas o desembolso só ocorrerá no pagamento.
Investimento: São a grosso modo gastos referentes a benefícios futuros, ou ainda relativos a sua depreciação ou consumo, ou em última instância sua venda nos casos em que estes gastos forem objeto de negociação futura.
Os investimentos em função da época do retorno se classificam em:
a) Circulantes: estoques de matérias-primas e produtos para revenda.
b) Permanentes: máquinas, equipamentos e instalações.
Custo: Gastos relativos a bens ou serviços utilizados ou incorporados a outros bens ou serviços, e ocorre quando da utilização dos mesmos, e não em sua aquisição ou venda.
Ex.: MOD, MP.
Custos Diretos: São os custos que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo na fabricação.
EX.: Matéria Prima e Mão-de-obra Direta Custos Indiretos: São os que, para serem incorporados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de rateio.
Ex.: Mão-de-obra e aluguel.
Custos de Aquisição: Valor pago ao fornecedor, menos impostos recuperáveis, mais os valores incorrido para que os materiais fiquem em condições de uso(frete, Seguro, Etc.).
Custo de Produção: Custo de aquisição, mais os gastos incorridos no processo de produção (MO, Energia, Depreciação, Etc,).
Custo dos Produtos Vendidos (CPV):