Apostila
Comunicação e expressão
1.1. O processo de comunicação
Sons, gestos, imagens, palavras cercam a vida do homem moderno, compondo mensagens de toda ordem, transmitidas pelos mais diferentes canais como a televisão, o cinema, a imprensa, o rádio, o telefone, o telégrafo, os cartazes de propaganda, os desenhos, a música e tantos outros. Em todos esses meios de comunicação, a língua desempenha um papel preponderante, em sua forma oral ou através de seu código substitutivo escrito. E, através dela, o contato com o mundo que nos cerca é permanentemente atualizado e a comunicação é incessante.
Etimologicamente, comunicação significa tornar comum, compartilhar opiniões, fazer saber, então, implica interação e troca de mensagens. Portanto, é um processo de participação de experiências que modifica a disposição das partes envolvidas.
Toda empresa precisa desenvolver canais de comunicação que proporcionem relacionamento agradável e eficaz de seus integrantes entre si e com a comunidade. Por isso, as comunicações administrativas formam um sistema de informação estabelecido para favorecer os participantes da organização.
As relações de trabalho exigem linguagem compreensível para que se estabeleça o entendimento comum.
A própria definição de comunicação envolve participação, transmissão e troca de conhecimentos. Desse modo, o desempenho de uma empresa depende da eficácia da comunicação de seus participantes.
1.2. Problemas de comunicação nas empresas Segundo Medeiros (2007), existem vários fatores que impedem a eficácia de uma mensagem. Da parte do emissor pode-se considerar:
1. Incapacidade verbal, oral ou escrita para expor o próprio pensamento;
2. Falta de coerência entre as partes de sua idéia, frase ou pensamento;
3. Intromissão de opiniões, juízos e valores quando somente os fatos podem gerar um resultado satisfatório; 4. Uso de termos técnicos desconhecid do receptor;
5. Imprecisão vocabular;
6. Ausência de