Apostila
Aprofundamentos- Basquetebol 2014
Organização Desportiva da Modalidade
LEI Nº 6.251 - DE 8 DE OUTUBRO DE 1975 (Presidente Ernesto Geisel)
O Sistema Desportivo Nacional é integrado por órgãos públicos e entidades privadas que dirigem, orientam, supervisionam, coordenam, controlam ou proporcionam a prática do desporto no País. Para efeito de definição do Sistema Desportivo Nacional são reconhecidas as seguintes formas de organização dos desportos:
I - comunitária;
II - classista;
III – estudantil (escolar e universitário) e
IV – militar.
1. Desporto Comunitário
Estamos nos referindo às associações desportivas ou clubes, entidades básicas da organização nacional de desporto comunitário, constituem os centros em que os desportos são ensinados e praticados.
Ligas: São entidades de direção dos desportos no âmbito municipal, cuja organização é facultativa. Federação Paulista de Basquetebol: A federação, filiada à confederação, é uma entidades de direção do desporto em todo Estado, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada por entidades esportivas praticantes de basquetebol, têm por finalidade a organização, administração e gerenciamento de competições regionais de
1
basquete masculino e feminino além de convocar atletas e técnicos para Campeonatos
Brasileiros de seleções.
Confederação Brasileira de Basquetebol: é a entidade responsável pela direção do desporto nacional, cabendo-lhes a representação no exterior e o intercâmbio com as entidades internacionais, observada a competência do Comitê Olímpico Brasileiro.
Fiba Américas (Confederação Pan americana de Basquetebol): é a entidade responsável pela direção do desporto no âmbito das Américas sendo ele responsável pelo Sul Americanos de Clubes e seleções e os Jogos Pan americanos.
Federação Internacional de Basquetebol Amador: é responsabilidade desta Federação a organização, administração e gerenciamento de competições como o Campeonato