apostila
Assine a revista através do nosso site
m a i o e j u n h o d e 2 0 11
w w w.revistamundologistica.com.br
:: artigo
CUIDADO COM O
DA LOGÍSTICA!
Frequentemente escutamos ou lemos frases, tais como: “Esta solução minimiza os custos logísticos”;
“com essa proposta conseguimos otimizar o seu canal de
Distribuição”; ou “Este projeto permitirá que sua empresa desenvolva a logística integrada” etc. Mas estarão bem ditas ou escritas tais afirmações? Não estaríamos criando confusões quando utilizamos as mesmas? Este artigo tem como objetivo analisar a forma como alguns termos e expressões têm sido utilizados na logística empresarial. A intenção não é uma discussão conceitual, mas sim chamar atenção para aquilo que autores e profissionais têm proposto e, de forma implícita, tem sido aceito no decorrer dos anos. O uso de cada palavra ou expressão tem o objetivo de explicitar objetivos e informações e deve-se tomar cuidado para que os novos termos que venham a ser empregados agreguem um significado e não limitem o sentido daquilo que já existe.
O papel da logística na empresa
Para iniciarmos nossa análise, é necessário contextualizar a Logística e esclarecer seu papel como um elemento que integra algo maior: a Gestão empresarial. com o passar do tempo, o ambiente de negócios tem experimentado mudanças – frenéticas nos últimos anos – o que tem impactado na forma de se gerenciar as organizações. A Logística, como parte da Gestão Empresarial, não tem escapado deste contexto, com seus profissionais procurando adequar o sistema a essas novas condicionantes. neste processo de evolução, tem-se percebido a ascensão de novos adjetivos, o que tem levado a confusões conceituais que podem até comprometer o conteúdo essencial da área.
Um dos reflexos deste contexto é o “esquecimento” de que a Logística não é um elemento isolado dentro da organização, mas sim parte dela. De forma mais especí16