apostila S.O
Apesar de esta implementação melhorar o desempenho do sistema, aspectos de segurança devem ser levados em consideração. No caso de blocos de dados permanecerem por um longo período de tempo na memória principal, a ocorrência de problemas de energia pode ocasionar a perda de tarefas já realizadas e consideradas já salvas em disco.
Existem duas maneiras distintas de tratar este problema. No primeiro caso, o sistema operacional possui uma rotina que executa periodicamente em um intervalo de tempo, atualizando em disco todos os blocos modificados do cache. Uma segunda alternativa é, toda vez que um bloco do cache for modificado, que seja realizada imediatamente uma atualização no disco (write-through caches).
Analisando comparativamente as duas técnicas, podemos concluir que a primeira implica menor quantidade de operações de E/S, porém o risco de perda de dados é maior. Apesar de tal probabilidade ser pequena, pode ocorrer que dados atualizados de um arquivo e ainda no cache sejam perdidos no caso de faltar energia. Isto já não aconteceria nos caches do tipo write-through, em função do seu próprio funcionamento, porém o aumento considerável nas operações de E/S tornam este método menos eficiente. Atualmente, a maioria dos sistemas operacionais utiliza a primeira técnica de