Apostila Português
" ... a língua permeia tudo, ela nos constitui enquanto seres humanos Nós somos a língua que falamos. A língua que falamos molda nosso modo de ver o mundo e nosso modo de ver o mundo molda a língua que falamos ... " ( Bagno, 2009)
Não há consenso nas definições dos dois termos: comunicação e linguagem, em razão da constatação de que a comunicação humana é um fenômeno extremamente complexo.
A linguagem humana é tida ora como representação do mundo e do pensamento, que tem por função representar o pensamento (como um "espelho") e o conhecimento humano, ora como Instrumento de comunicação (como uma ferramenta), um código, cuja função principal é a transmissão de informações.
Numa concepção mais contemporânea a linguagem é considerada como uma atividade, como forma de ação, "como lugar de interação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ ou comportamentos, levando ao estabelecimento de vínculos e compromissos anteriormente inexistentes." (Koch, 1992)
Aristóteles definiu o estudo da retórica (comunicação) como a procura de "todos os meios disponíveis de persuasão"- meta principal da comunicação, ou seja, a tentativa de levar outras pessoas a adotarem o ponto de vista de quem fala.
Deste modo, o objetivo básico da comunicação é nos tornarmos agentes influentes, é influenciarmos os outros, nosso ambiente físico e a nós próprios e também é nos tornarmos agentes determinantes. Em suma, nós nos comunicarmos para influenciar com intenção.
Assim, como o homem é um ser essencialmente político, a comunicação também pode ser entendida como um ato político, uma prática social básica. Nesta prática social é que se assentam as raízes do direito, conjunto de normas reguladoras da vida social.
Elementos da comunicação
Estabelecido que as relações sociais ocorrem em forma de comunicação diversas, nela há os elementos envolvidos no ato comunicativo; deve