apostila php
Funcionamento básico do protocolo http
O objetivo deste trecho é explicar sem entrar muito em detalhes o que acontece enquanto estamos navegando na World Wide Web, e mostrar algumas peculiaridades do protocolo http.
Quando digitamos um endereço (URL) no navegador ou clicamos num link, o navegador fará uma requisição ao servidor http do tipo GET (ver capítulo 02). Essa requisição terá algumas linhas de cabeçalho (headers), e receberá como resposta um arquivo, também com linhas de cabeçalho, que geralmente é uma página no formato html. Se essa página contiver uma ou mais imagens (tag ), será feita mais uma requisição para cada imagem.
A maneira que o navegador tem de identificar se a resposta à requisição é uma página html, um arquivo txt, uma imagem, um documento pdf, ou qualquer outro formato é através de um header de resposta chamado “Content-type”. Através do conteúdo desta linha é possível identificar o tipo de arquivo (ver mais no capítulo 16).
Assim que o arquivo de resposta é enviado a conexão é encerrada. Isso faz com que cada nova página gere uma nova requisição completamente independente da anterior, o que impede de haver uma identificação por parte do servidor da origem da requisição. Sem artifícios seria impossível fazer uma loja virtual, por exemplo, pois no momento de pagar a compra o servidor não saberia quais os itens já selecionados, por não haver ligação entre a requisição feita para selecionar o item e a requisição feita para pagar a compra. O principal artifício usado para isso é o cookie (capítulo 17), que tem a função de enviar uma identificação junto com cada requisição, tornando possível a associação entre as requisições.
Um outro problema do protocolo http é que o servidor só pode enviar informações quando há uma solicitação. Ele nunca envia automaticamente informações para o navegador, e por isso não pode validar dados digitados sem que os mesmos sejam enviados com uma requisição. A solução para isso é utilizar