educação inclusiva
Educação inclusiva
Pratica pedagógica
Jequié-Ba
2014
educação inclusiva
PRATICA PEDAGÓGICA
Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade ,Educação e Cultura.
Prof. Giane Albiazetti
Jequié-Ba
2014
Introdução
A inclusão de alunos com deficiências e/ou com necessidades educacionais especiais no ensino regular é uma proposta em ascensão ainda não totalmente consolidada,sendo defendida e apoiada por muitos, mas criticada por outros tantos que a vêem com poucas chances de concretização. Para tentar viabilizar a “utopia” da educação inclusiva, a instituição escolar é desafiada a mudar, adequando-se a essa nova realidade, mediante transformações de ordem física, relacional e pedagógica na sua estrutura e no seu funcionamento. O acesso e a permanência de tal alunado na rede regular de ensino alteraram e diversificaram todas as dinâmicas e relações existentes na escola, cobrando mudanças significativas na formação e na prática do professor em sala, bem como de todos os demais agentes educativos envolvidos no processo.
A Educação Inclusiva não é uma moda passageira. Ela é o resultado de muitas discussões, estudos teóricos e práticas que tiveram a participação e o apoio de organizações de pessoas com deficiência e educadores, no Brasil e no mundo. Fruto também de um contexto histórico em que se resgata a Educação como lugar do exercício da cidadania e da garantia de direitos. Isto acontece quando se preconiza, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), uma sociedade mais justa em que valores fundamentais são resgatados como a igualdade de direitos e o combate a qualquer forma de discriminação.