Apostila Metodologia Do Ensino Da Matem Tica
UNOESC – UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Campus de Videira
COMPONENTE CURRICULAR: : Metodologia do Ensino da Matemática
PROFESSORAS: Rosete Maria Nava e Terezinha Ivone Vian Valmorbida
Videira (SC), agosto de 2012
INTRODUÇÃO
O estudo da Matemática vem se tornando, ao longo dos últimos anos, motivo de especial atenção dos educadores. Os envolvidos com o ensino e aprendizagem demonstram interesse em oportunizar ao aluno a realização da descoberta da magia dos números, a relação que se faz com eles, a utilização das operações, a resolução de problemas. Tudo isso fala bem da importância da Matemática na vida das pessoas. Ela está impregnada em tudo o que se faz a todo o momento, e sem se perceber o ser humano utiliza-se dos números nas atividades rotineiras. Na escola, a cada dia é possível descobrir um mundo novo por meio da Matemática.
É necessário, apenas, usar a capacidade de reflexão para entender e construir as relações numéricas. Construir é bem o termo adequado ao estudo da Matemática, pois dá idéia de crescimento, crescimento do saber pelo pensamento lógico. E esse crescimento pode ser feito de maneira harmônica, bem dosado, tornando o estudo fácil e simpático.
“Piaget (1998) vê o número como uma estrutura mental que cada criança constrói a partir de uma capacidade natural de pensar e não algo aprendido do meio ambiente.” Desta forma, o que se pretende na escola objetiva o pensar, refletir, redescobrir, envolver-se no estudo da Matemática.
Para aprender o conceito de número (habilidade de deduzir, pela razão, que a quantidade de coleção permanece a mesma quando a aparência empírica dos objetos muda) é importante fornecer oportunidade às crianças para se engajarem no raciocínio que envolve a quantidade. A estrutura mental de conservação não é adquirida da noite para o dia. E, entre o estágio de não conservação e de conservação há um estágio intermediário, no qual a criança dá resposta correta a uma pergunta e errada a outra, às vezes, apenas hesita