Apostila Matemática Aplicada
DE
MATEMÁTICA
APLICADA
Matemática Aplicada
REVISÃO
FUNÇÕES
CONCEITOS BÁSICOS
Uma função é uma maneira de associar a cada valor do argumento x um único valor da função f(x). Isto pode ser feito especificando através de uma fórmula, um relacionamento gráfico entre diagramas representando os dois conjuntos, e/ou uma regra de associação ou mesmo uma tabela de correspondência pode ser construída; entre conjuntos numéricos é comum representarmos funções por seus gráficos, cada par de elementos relacionados pela função determina um ponto nesta representação, a restrição de unicidade da imagem implica um único ponto da função em cada linha de chamada do valor independente x.
O tipo de função mais comum é aquele onde o argumento e o valor da função são ambos numéricos, o relacionamento entre os dois é expresso por uma fórmula e o valor da função é obtido através da substituição direta dos argumentos. Considere o exemplo:
f (x) = x 2
Que resulta em qualquer valor de x ao quadrado.
Considere dois conjuntos X e Y. Uma função f de X em Y: relaciona com cada elemento x em X, um único elemento y=f(x) em Y.
FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU
Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a ≠ 0.
Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.
Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1º grau: f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3 f(x) = -2x - 7, onde a = -2 e b = - 7 f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0
Zero da função
É o ponto no gráfico que zera a função, ou seja, que y = 0
Para calcular, transformamos a função numa equação igualando a zero.
Exemplo:
Ache o zero da função f(x) = 3x - 9
3x - 9 = 0
3x = 9 x=3 3 é o zero dessa função.
Representação Gráfica
Professor Creso Junior
2
Matemática Aplicada
Chamamos f(x) de y no plano cartesiano, ou seja, y