Apostila lpti odonto

945 palavras 4 páginas
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - I

Material organizado pelos professores de LPT para os cursos de Saúde da UNINOVE

(2º semestre / 2011)

ALUNO: R.A.

CURSO: UNIDADE:

TURMA: SEMESTRE/ANO:
PROFESSORA: Renata Valente F. Vilela

UNIDADE 1

LÍNGUA E LINGUAGEM

“Há um desgaste mais doloroso que o da roupa, e é o da LINGUAGEM, mesmo porque sem recuperação. Certa moça dizia-me de um seu admirador entrado em anos, homem que brilhava no Rio de Janeiro de Machado de Assis e Alcindo Guanabara:
- Ele é tão velho, mas tão velho, que me encontrando à porta de uma perfumaria disse: Boa idéia, vou te oferecer um vidro de cheiro!”
Carlos Drummond de Andrade

A LÍNGUA pode ser definida como um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias usados por uma mesma comunidade. Quanto maior o domínio que temos da língua, maior é a possibilidade de um desempenho lingüístico eficiente. Segundo Ferdinand Saussure, ela “é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude duma espécie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade.”
Ainda de acordo com Saussure, a FALA “é sempre individual e dela o indivíduo é sempre senhor. A língua é necessária para que a fala seja inteligível e produza os seus efeitos; mas esta é necessária para que a língua se estabeleça historicamente, o fato da fala vem sempre antes.”
Uma língua não é estática, imutável; pelo contrário, como afirma o lingüista Saussure: “Todas as partes da língua estão submetidas à mudança; a cada período corresponde uma evolução mais ou menos considerável”. Com o passar do tempo, vão ocorrendo várias transformações fonéticas, evoluções nas regras gramaticais, mudanças de significação, palavras que desaparecem, outras que são criadas. Um exemplo é o trecho da crônica de Carlos Drummond de Andrade lido acima.
Existem basicamente duas

Relacionados