APOSTILA JOSÉ ZANELI RH
2338 palavras
10 páginas
José Carlos Zaneili Profissional; locais de trabalho do mesmo (desde os mais comuns até aqueles raramente tomados como possíveis alternativas nesse sentido); especialistas na área; instrumentos e equipamentos que o profissional usa; especialistas de outras áreas que interagem com aquele em questão; regras e normas legais relacionadas com o curso ou o profissional em formação; e inúmeros outros. (Nale e Pedrazzani, 1988, p. 1070) Por meio de situações e problemas típicos do exercício profissional, de atividades potenciais que, por alguma razão, não são desenvolvidas, dos conceitos e instrumentos comumente utilizados, das expectativas e necessidades daqueles que são envolvidos pela ação profissional, e assim por diante, pode-se deduzir as atitudes, os conhecimentos e as habilidades necessárias no pre paro do profissional. Para Gaivão (1987, P. 308): (...) a análise ocupacional tem toda possibilidade de fornecer os subsídios necessários à identificação dos objetivos das várias disciplinas de um currículo, bem corno conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à atuação profissional.
A análise das atividades, responsabilidades e condições de trabalho do psicólogo organizacional possibilitará refletir sobre as especificações que são necessárias estabelecer no processo de formação. O profissional que se pretende não é aquele que vai ajustar-se mecanicamente às necessidades do mercado, mas um profissional capaz de restabelecer as condições que o mercado oferece, utilizando de modo competente os espaços que lhe são oferecidos. Este livro tem apenas a intenção de constatar o que as ofertas de emprego exigem, mas ir além: (1) não se pensa o ajuste profissional-mercado de trabalho mecanicamente, (2) busca-se extrapolar as alternativas tradicionais de intervenção na área e (3) busca-se educar o psicólogo criticamente.
Mercado profissional define-se pelas ofertas de emprego existentes ou "esperáveis". Campo de atuação profissional é definido pelas possibilidades de