APOSTILA INTRODU O AO M TODO CL NICO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
O MÉTODO CLÍNICO DE PIAGET
(A partir de: DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.)
O MÉTODO
O método clínico é um procedimento de coleta e análise de dados para o estudo do pensamento da criança que se realiza mediante entrevistas nas quais se procura acompanhar o curso do pensamento do sujeito ao longo da situação, fazendo sempre novas perguntas para esclarecer respostas anteriores. Consta, portanto, de algumas perguntas básicas e de outras que variam em função do que o sujeito diz ou faz e dos interesses que orientam a pesquisa.
A essência do método consiste em numa intervenção sistemática do pesquisador em função do que o sujeito vai fazendo ou dizendo. Em alguns casos ele tem que cumprir uma tarefa, em outros, explicar um fenômeno.
A psicologia do desenvolvimento teve um enorme porgresso graças à utilização do método clínico. Foi Piaget que introduziu este método na psicologia do desenvolvimento e o primento a utilizá-lo como método para o estudo o desenvolvimento normal.
CARACTERÍSTICAS
Procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem, sentem.
Coloca-se o sujeito diante de uma situação problemática e ele tem que resolvê-la ou explicá-la.
O pesquisador observa as ações e as explicações e procura analisar o que está acontecendo e esclarecer seu significado, ou seja, procura descobrir o que os sujeitos fazem ou dizem, o que está atrás da aparência de sua conduta, seja em ações ou palavras. Procura, assim, deixar claro o sentido das ações ou explicações do sujeito.
A essência do método é a intervenção sistemática do experimentador diante da atuação/conduta do sujeito e como resposta às suas ações ou explicações (a conduta do sujeito pode ser verbal; de manipulação de um objeto – “não verbal” –; ou de manipulação/transformação de um objeto com explicação).
Tem como finalidade descobrir os caminhos que segue