Apostila informatica
Os computadores são classificados de acordo com sua finalidade e porte, e estão divididos nas seguintes categorias básicas:
Microcomputador (PC)
É o mais utilizado. Foi definido para uso pessoal, por isso é conhecido também como PC(personal computer) ou desktop(em cima da mesa).
Notebooks (laptop)
São computadores portáteis e reproduzem praticamente todos os aspectos do funcionamento dos modelos de mesa (microcomputador). A vantagem é que é possível se trabalhar com eles em qualquer lugar, como no caso de viagens.
Workstation (estação de trabalho)
São computadores de uso profissional, caracteriza-se pelo grande desempenho e velocidade no processamento de informações. São utilizados em sistemas hospitalares e bancários, que requerem alta confiabilidade.
Mainframes(supercomputadores)
São computadores de grande porte que muitas vezes ocupam prédios inteiros. São utilizados em previsão do tempo, controle de vôos espaciais.
Hardware
Hardware
São os equipamentos que compõem o ambiente de computação onde trabalhamos. É a parte física do computador, rígida, tudo onde conseguimos tocar.
Está dividido em duas partes: de entrada e de saída.
Hardware de entrada
São equipamentos que serve para repassarmos informações ao computador. Ex. Teclado.
Hardware de saída
São equipamentos que servem para passar informações do computador ao usuário. Ex. Monitor.
Tipos de hardware
CPU (Processador)
Também conhecido como gabinete ou torre, é onde são processadas as informações, instruções e comandos. Pode-se dizer que é o “cérebro” do computador. É quem comanda todas as demais partes da máquina de forma ordenada e rápida.
Teclado
É um dispositivo de entrada, ou seja, serve para que o usuário forneça informações ao computador. O teclado apresenta além das teclas tradicionais com letras, setas e números algumas teclas especiais como o “ESC”, “SHIFT”, “CTRL”, “ALT”, “ENTER”, etc, tendo cada uma delas uma função específica.
Mouse
É