Apostila Fresa
1
FRESAMENTO
A operação de fresamento é uma das mais importantes no processo mecânico de fabricação.
A operação consiste em remover cavaco de um material com a finalidade de construir superfícies planas retilíneas ou com uma determinada forma.
FRESAS
A Fresa é uma ferramenta cilíndrica provida de dentes cortantes paralelos á superfície a ser usinada. Através do movimento combinado entre a rotação da ferramenta e o deslocamento da peça é possível produzir uma superfície plana ou com forma determinada. Como exemplo vamos utilizar o desenho ao lado de uma fresa cilíndrica com movimento de rotação e uma peça com o movimento de avanço para explicar o funcionamento da operação. A ferramenta do desenho gira no sentido horário, seus dentes arrancam cavaco da superfície da peça que se desloca no sentido do movimento do avanço. Assim conseguimos produzir uma superfície plana com um certo grau de acabamento.
Levando em consideração o movimento de avanço da peça e a rotação da ferramenta podemos ter dois tipos de movimento de usinagem:
O movimento concordante e o movimento discordante entre peça e ferramenta.
Diferenciam-se no grau de acabamento da superfície produzida
FRESAS
TIPOS DE FRESAS
2
Movimento discordante
Fresa cilíndrica de desbaste.
Gumes interrompidos para quebrar os cavacos. Movimento concordante
A maioria das fresadoras trabalham com o movimento de avanço da mesa baseado em uma porca e um parafuso. Com o tempo e desgaste da máquina ocorre uma folga entre eles.
No movimento concordante a folga é empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da peça e podem até quebrar o dente da fresa. No movimento discordante, a folga não influi no deslocamento da mesa. Por isso, a mesa tem um movimento de avanço mais uniforme, gerando um melhor acabamento da peça.
Quando a forma construtiva da mesa é através de porca e parafuso, é