Apostila farmacotecnica
Apostila de Farmacotécnica
2
Introdução a Farmacotécnica Definições
Michaelis: sf (fármaco+tecno+ia1) Tratado das preparações farmacêuticas. 1 – A farmacotécnica é um ramo da farmácia, praticada por profissionais farmacêuticos, e tem como objeto a manipulação dos princípios ativos para a fabricação de medicamentos. Nesta área estuda-se o desenvolvimento de novos produtos e sua relação com o meio biológico, técnicas de manipulação, doses, as formas farmacêuticas, as interações físicas e químicas entre os princípios ativos e entre os princípios ativos e os excipientes e veiculos. 2 - Farmacotécnica é a área do conhecimento que estuda as formulações, a preparação, estabilidade, dispensação e eficácia das formas farmacêuticas. 3 - Trata-se de uma parte da Farmacologia que cuida das drogas, transformando-se nas várias formas farmacêuticas utilizadas na prevenção, diagnóstico e cura das doenças. Esta transformação visa à administração, assegurando uma perfeita eficácia terapêutica e conservação.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FARMACOTÉCNICA • • • • China 2.600 anos atrás: preparavam remédios extraídos de plantas. Egito mil anos depois: utilizavam sais de chumbo, cobre e ungüentos feitos com a gordura de vários animais, como hipopótamo, crocodilo e cobra. Grécia: Hipócrates, ao sistematizar os grupos de medicamentos - narcóticos febrífugos e purgantes inaugura uma nova era para a cura O primeiro documento farmacêutico data de cerca de 2500 a.C.
Na Antiguidade a Medicina e a Farmácia eram uma só profissão, mas na antiga Roma começou a separação daqueles que diagnosticavam a doença, daqueles que misturavam matérias para produzir porções de cura, era a época de Hipócrates e de Galeno. • Hipócrates (Pai da Medicina) Patologia geral apepsia (desequilíbrio) pepsis (febre, inflamação e pus) crisis ou lysis (eliminação)
•
Galeno (Pai da Farmácia). •
Combatia as doenças por meio de substâncias ou compostos que se opunham diretamente aos sinais e sintomas das