Apostila Ergon 6 A 12
Os fatores ambientais podem ser de natureza física e química, tais como: ruídos, vibrações, iluminação, clima e substâncias químicas, que podem afetar a saúde, a segurança e o conforto das pessoas. Existem outros fatores ambientais como a radiação e a poluição microbiológica (bactérias e fungos) que não são abordados neste estudo.
2.1 – ILUMINAÇÃO
2.2 - COR
2.3 – RUÍDO
2.4 – MÚSICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
2.5 – TEMPERATURA, UMIDADE E CLIMATIZAÇÃO
2.6 - VIBRAÇÕES
2.7 – AGENTES QUÍMICOS
2.1 – ILUMINAÇÃO
Nos dias de hoje, o homem vive cercado de luzes e cores, muitas vezes produzidas artificialmente, tanto no lar quanto nas ruas e no ambiente profissional.
O correto planejamento da iluminação e das cores contribui para aumentar a satisfação no trabalho, melhorar a produtividade e reduzir a fadiga e os acidentes.
Iluminação é um assunto bem detalhado pelas normas de iluminação existentes. A ABNT faz recomendações específicas de iluminação para projetos arquitetônicos. Nesta apostila estão alguns dos termos técnicos utilizados por projetistas em iluminação, definições e recomendações gerais dadas pela ergonomia.
Os olhos são órgãos de recepção da luz. No olho, a energia das ondas luminosas é transformada na energia adequada ao organismo – impulsos nervosos bioelétricos. Com a integração desses impulsos sensoriais no cérebro, temos a nossa percepção do mundo exterior.
O campo visual é a porção do ambiente que, com a cabeça parada e os olhos também parados, pode-se ter uma visão geral. No entanto, só enxergamos os objetos de maneira nítida dentro do espaço de um pequeno cone (com ângulo de visão de apenas 1°). Fora desta zona, os objetos tornam-se menos nítidos e mais borrados. De modo geral, temos:
Campo de visão nítida – ângulo de 1°
Campo de visão mediana - ângulo de 40°
Campo periférico - ângulo de 41 a 70°
A acomodação da visão é a capacidade que temos em focar objetos em diferentes distâncias – do infinito ao próximo.