TRABALHO BIOLOGIA CELULAR
NOME: MICHELLY OST BINDA
1. O aumento da concentração de oxigênio na atmosfera inicia a oxidação de ferro na crosta terrestre, que seria fundamental para o desenvolvimento da respiração celular aeróbica. As células passaram a utilizar o oxigênio para receber os elétrons resultantes da quebra de moléculas orgânicas no processo de respiração celular.
2. As primeiras células surgiram na terra há 3,5 bilhões de anos atrás. Composta por amônia, metano, água, gás hidrogênio e gás carbônico sofreram influência de descargas elétricas oriundas de tempestades frequentes, dos raios ultravioletas e do calor. Com isso, os componentes combinaram-se formando as primeiras moléculas orgânicas. Essas moléculas teriam se aglomerado, formando protéicos e, assim, dado origem às primeiras formas de vida primitivas, que se alimentavam dos compostos carbônicos inorgânicos.
3. A teoria proposta por Lynn diz que algumas organelas mitocôndrias e cloroplastos existentes nas células eucarióticas surgiram devido a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose. A partir dessa teoria, os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Possivelmente, a célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas.
4. Através do processo de fotossíntese que a energia radiante do Sol é capturada e transformada em matéria orgânica e glicose. Somente alguns tipos de organismos vivos realizam fotossíntese como às plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila. Esses organismos utilizam a energia solar para converter moléculas simples como o dióxido de carbono e água em moléculas mais complexas, das quais toda a vida no planeta necessita. A fotossíntese é o