apostila EOCA
A EOCA, é um dos instrumentos de avaliação psicopedagógica, que visa observar os conhecimentos, a relação da criança com a aprendizagem, tanto informal (o que ela sabe e gosta de fazer), como também a aprendizagem formal (vínculo com o ambiente escolar), ansiedades, defesas em relação à aprendizagem, níveis operacionais etc.
Na primeira sessão com a criança é feita a EOCA, por isso pode-se dizer que é um momento cheio de ansiedades tanto para o entrevistado, quanto para o entrevistador (psicopedagogo). Por isso é importante que se crie um vínculo positivo com o entrevistado, tornando a sessão um pouco mais informal e procurando conhecer os interesses do sujeito para que possa haver um diálogo e a quebra das ansiedades por ambos os lados.
Através da EOCA, observa-se como o sujeito reage e se comporta a partir de novos desafios. Sua postura frente aos objetos da aprendizagem e comportamentos de fuga e defesas.
Jorge Visca, através da Epistemologia Convergente, que foi baseada na psicologia social, na psicanálise e na Escola de Genebra; criou a EOCA com o principal objetivo de identificar o modelo de aprendizagem em que a criança está inserida. Para ver como se aprende e como se aprende a aprender.
A EOCA é uma avaliação simples, porém muito rica nos seus detalhes. O avaliador precisa ter um olhar atento para identificar o que o sujeito quer passar, não somente através do que ela produz, como também da maneira como ela se coloca no ambiente, como ela se comporta em relação aos materiais, qual a sua postura, tom de voz, posição na cadeira, entre outros.
Este instrumento avaliativo pode ser usado tanto com crianças como quanto adolescentes e adultos, variando somente as questões abordadas pelo entrevistador e alguns materiais que podem ser utilizados com as crianças menores e outros com os jovens e adultos.
Alguns dos materiais utilizados, observando sempre a necessidade por idade, são: folhas papel A4; folhas