apostila do curso de brigadista
SENAI
CURSO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA DE PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS
APOSTILA
Objetivos da disciplina:
Formar o aluno, habilitando-o ao desempenho das competências relativas ao trabalho de segurança privada, na área proteção conta incêndio e pânico.
Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de local com sinistro, além de técnicas de primeiros socorros.
FOGO
O fogo é conhecido desde os primórdios dos tempos, até os dias atuais vem trazendo inúmeros benefícios ao homem serve como fonte de energia nas indústrias e também para preparo de alimentos, bem como para outras atividades humanas.
DEFINIÇÃO FOGO:
O fogo pode ser definido como um fenômeno físico-químico onde se tem lugar uma reação de oxidação com emissão de calor e luz.
É TALVEZ A MAIOR DESCOBERTA DA HUMANIDADE, POIS POSSIBILITOU INÚMERAS UTILIDADES PARA A VIDA HUMANA.
O fogo é uma reação química das mais elementares, chamada combustão ou queima entre três elementos: COMBUSTÍVEL, COMBURENTE e FONTE DE CALOR.
A QUÍMICA DO FOGO:
O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE HAJA FOGO?
A UNIÃO DE TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS: COMBUSTÍVEL, COMBURENTE E CALOR QUE SE CONSTITUEM OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO.
COMBUSTÍVEL = TODA SUBSTÂNCIA COM CAPACIDADE DE QUEIMAR AO CONTATO COM OXIGÊNIO PRODUZINDO A COMBUSTÃO, SEUS ESTADOS FÍSICOS PODEM SER: SÓLIDO, LÍQUIDO OU GASOSO.
COMBURENTE = SUBSTÂNCIA (OXIGÊNIO PRESENTE NA ATMOSFERA) QUE, EM CONTATO COM O COMBUSTÍVEL, PERMITE A REAÇÃO QUÍMICA QUE CHAMAMOS DE FOGO.
CALOR = É A ENERGIA DE ATIVAÇÃO NECESSÁRIA PARA INICIAR A REAÇÃO QUÍMICA ENTRE O COMBUSTÍVEL E O COMBURENTE MANTENDO E PROPAGANDO A COMBUSTÃO.
CONDIÇÕES PROPÍCIAS PARA QUE HAJA A COMBUSTÃO:
Além dos elementos essenciais do fogo, há a necessidade de que as condições em que esses elementos se apresentam,