Apostila de Portugues para concurso
1. Interpretação de texto: Tipologia Textual; Gêneros Textuais; Textos Literários e Não-Literários; Linguagem Verbal e Não-Verbal,; Pressuposições e Interferências.
2. Estruturação do texto: Coerência e Coesão Textual.
3. O Conhecimento da língua: Ortografia Oficial; Acentuação Gráfica; Divisão Silábica; Sinais de Pontuação e Crase.
4. Significação das Palavras: Sinônimo; Antônimo, Homônimos; Parônimos; Denotação e Conotação.
5. Classes de palavras: Substantivo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição; Conjunção; Vozes Verbais: ativa e passiva.
6.Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos.
7.Concordância verbal e nominal.
8.Regência verbal e nominal.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Interpretar um texto não é simplesmente saber o que se passa na cabeça do autor quando ele escreve seu texto. É, antes, inferir. Se eu disser: “Levei minha filha caçula ao parque.”, pode-se inferir que tenho mais de uma filha. Ou seja, inferir é retirar informações implícitas e explícitas do texto. E será com essas informações que o candidato irá resolver as questões de interpretação na prova.
Há de se tomar cuidado, entretanto, com o que chamamos de “conhecimento de mundo”, que nada mais é do que aquilo que todos carregamos conosco, fruto do que aprendemos na escola, com os amigos, vendo televisão, enfim, vivendo. Isso porque muitas vezes uma questão leva o candidato a responder não o que está no texto, mas exatamente aquilo em que ele acredita. Vamos a um exemplo:
É mundialmente reconhecida a qualidade do champanhe francês. Imaginemos, então, que em um texto o autor trate do assunto “bebidas finas” e escreva que na região de Champagne, na França, é produzido um champanhe muito conhecido. Mais tarde, em uma questão, a banca pergunta qual foi a abordagem do texto em relação ao tema e coloca, em uma das alternativas, que o autor afirma que o melhor champanhe