APOSTILA DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS
FFT 260 - O Planejamento de Eventos
Embora o tema central da nossa disciplina seja Planejamento de Eventos, cabe-nos fazer uma pequena incursão sobre o significado das palavras evento e projeto, para que possamos saber os seus reais significados, pois mesmo não sendo sinônimos, comumente, são assim utilizadas.
Segundo Ferreira (1986), a palavra evento é um substantivo masculino que significa a “ocorrência, num fenômeno aleatório, de um membro de um determinado conjunto que se define antecipadamente”.
Segundo ainda Ferreira (1986), a palavra projeto também é um substantivo masculino e significa “idéia que se forma de executar ou realizar algo no futuro”.
Desta forma, analisando e interpretando as definições de Ferreira sobre as palavras evento e projeto e, aplicando as conclusões ao Esporte e ao Lazer, podemos dizer que projeto é o conjunto meio, definido antecipadamente, coordenado e integrado, enquanto evento é a atividade fim, que procura alcançar, partindo dos planos fixados e dos recursos disponíveis, os objetivos determinados de maneira simultânea, de forma que satisfaça as necessidades desportivas que o motivaram. Simplificando o entendimento, afirmamos que um evento é a consecução de um projeto.
O desporto, de modo geral, viveu durante muitos anos em ambiente fechado, debruçado sobre os seus próprios problemas, esquecendo-se que fazia parte de um mundo que evoluía de forma vertiginosa, ao qual tinha que se adaptar para poder sobreviver. O desporto está mudando. Está em constante adaptação a um mundo que também muda. Diariamente tomamos conhecimento de novos padrões organizacionais, de novas idéias, de novas atitudes e de novas práticas que nos obrigam a olhar para o desporto de forma descomprometida, mas crítica, em relação a um passado de acumular problemas e a um presente em que as grandes tendências nos apontam para a aproximação de tempos de turbulência, quanto à construção do futuro (Pires, 1994).
Estamos mudando de uma sociedade