apostila de microcontrolado
Prof. Fagner de Araujo Pereira
Capítulo
1
O Mundo dos
Microcontroladores
A situação que nos encontramos hoje no campo de microcontroladores teve seu início a partir do desenvolvimento da tecnologia de circuitos integrados. Esse desenvolvimento permitiu que pudéssemos instalar centenas de milhares de transistores em um único chip, que foi a precondição para a possibilidade de fabricação de microprocessadores. Os primeiros computadores foram então desenvolvidos a partir dos microprocessadores, adicionando periféricos externos, tais como memórias, linhas de entrada e saída, temporizadores e outros circuitos. Aumentando ainda mais a densidade de elementos dentro dos chips resultou no desenvolvimento de circuitos que continham ambos, processador e periféricos. Isto mostra como o primeiro chip contendo um microcomputador chamado mais tarde de microcontrolador foi desenvolvido.
1.1 Introdução
Novatos em eletrônica geralmente pensam que o microcontrolador é o mesmo que microprocessador. Isso não é verdade. Eles diferem entre si em muitos aspectos. A diferença primeira e mais importante em favor do microcontrolador é a sua funcionalidade. Para que o microprocessador possa ser usado, outros componentes, como a memória por exemplo, devem ser adicionados a ele. Mesmo sendo considerada uma poderosa máquina de computação, não é capaz, por si só, de se comunicar com o ambiente externo. A fim de permitir que o microprocessador se comunique com o ambiente externo, circuitos especiais devem ser usados. Isto é como era no princípio e continua sendo até hoje.
Por outro lado, o microcontrolador foi projetado para ser tudo isso em um único chip. Não são necessários outros componente externos para a sua aplicação, pois todos os circuitos necessários já estão incluídos no mesmo, dentro de um único chip. Isso economiza tempo e espaço necessários para projetar um dispositivo.
Na figura 1.1 podem ser vistos os