Apostila de Fisica Introducao
69
69
Módulo 1· Introdução à Cinemática
Trajetória
orientada
1. Conceitos básicos
A Mecânica é a parte da Física que estuda o movimento dos corpos. Por motivos didáticos, é dividida em três partes: Cinemática, Dinâmica e Estática. Para estudar os movimentos dos corpos, é necessário que se conheça um determinado referencial.
• Referencial: é um ponto ou corpo que adotamos como referência para estudar o movimento. Em cinemática podemos adotar qualquer referencial.
• Movimento: um corpo encontra-se em movimento toda vez que a sua posição varia, com o decorrer do tempo, em relação a um certo referencial.
• Repouso: um corpo encontra-se em repouso quando ele não muda de posição, com o decorrer do tempo, em relação a um certo referencial.
Um corpo pode estar em movimento em relação a um referenc ial e em repouso em relação a outro referencial. Por exemplo, uma pessoa dentro de um automóvel a 60 km/h.
A pessoa está em movimento em relação ao solo, porém em repouso em relação ao automóvel.
• Ponto material: um corpo é chamado de ponto material quando as suas dimensões são desprezíveis, se comparadas com o percurso por ele executado.
Por exemplo, um automóvel no percurso de Ribeirão Preto a São Paulo é um ponto material, porém este mesmo automóvel fazendo manobras numa garagem não é um ponto material, porque devemos levar em consideração todas as suas dimensões.
• Trajetória: é o caminho determinado por uma sucessão de pontos, por onde o móvel passa em relação a um certo referencial.
Num mesmo movimento, considerando-se dois referenciais diferentes, podemos ter duas trajetórias diferentes.
Como exemplo, veja a figura a seguir.
Escala
1m
0 s=–2m s=+2m
s=0
Origem
dos espaços
Referência
O espaço de um móvel nos fornece a sua localização na trajetória, em relação à origem dos espaços (s = 0). A distância do móvel à origem (0), medida ao longo da trajetória, é precedida de um sinal algébrico (+) ou (–) para indicar a região da trajetória: à direita