apostila de eletricidade
SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE ELETRICIDADE
1- LEGISLAÇÃO A Legislação em Segurança do Trabalho é tratada na NR-10, Instalação e Serviços em Eletricidade. Embora não contenha todos os artifícios que se pode utilizar para resguardar a vida dos trabalhadores, é um instrumento eficaz e principalmente legal para inibir o descaso e preocupar aqueles que ignoram a segurança . As normas regulamentadoras fazem parte da vida dos profissionais de Segurança do Trabalho , são nossas ferramentas diárias na luta pela vida dos nossos colegas de trabalho . Nosso trabalho árduo , cotidiano , por vezes cansativo , com certeza , já livrou muitos brasileiros dos infortúnios causados por acidentes e /ou doenças do trabalho.
2-INTRODUÇÃO É comum associarmos a noção de eletricidade a equipamentos, algo criado pelo homem. Mas, na verdade, a eletricidade sempre existiu.
Mesmo antes do surgimento da vida em nosso planeta , a eletricidade já estava presente e se manifestava , por exemplo, nos intensos relâmpagos.
Os nossos corpos são dotados de eletricidade. O sistema nervoso só funciona por causa dos impulsos elétricos que passam de célula a célula . As batidas do coração também funcionam por meio de descargas elétricas. Como se vê , a eletricidade é um fenômeno natural. O homem apenas descobriu e desenvolveu formas de usá-la. A eletricidade tanto é útil como perigosa. Quando bem utilizada, economiza muitas horas de trabalho, fornecendo também luz, força e outras formas de energia e ao fugir do controle do homem ou quando mal utilizada pode causar inúmeras perdas ou danos à propriedade; lesões ou mortes às pessoas. Os acidentes com eletricidade são freqüentes e ocorrem tanto nas instalações de alta como nas de baixa voltagem. As pessoas ao se depararem com uma instalação de alta voltagem sentem um certo receio, o mesmo não acontecem nas de baixa , pois nosso hábito de utilizá-la diariamente nos nossos lares ou