apostila alinhamento
O alinhamento de eixos em máquinas acopladas é um dos aspectos mais importantes na instalação de máquinas. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os acoplamentos flexíveis não compensam desalinhamentos severos.
O desalinhamento pode ser definido como sendo a não coincidência entre o eixo de simetria de dois eixos colineares. Existem, no entanto, determinados casos em que é necessário existir um pequeno desalinhamento para lubrificação de dentes num acoplamento de engrenagem. No entanto, é importante ter os eixos de máquinas acopladas a funcionar muito perto das condições de serviço da temperatura e carga.
2 Alinhamento mecânico
Alinhamento mecânico é um recurso utilizado pela mecânica, em conjunto de equipamentos rotativos, com a finalidade de deixar as faces do acoplamento sempre com a mesma distância, em qualquer ponto, e no mesmo plano.
O objetivo do alinhamento é garantir o bom funcionamento dos equipamentos rotativos tendo, como característica principal eliminar vibrações, aquecimento e dar maior durabilidade aos componentes.
Figura 1 - Desalinhamento entre um motor e uma bomba
A Figura 1 mostra uma situação típica de desalinhamento em um motor e uma bomba. Para um acoplamento flexível aceitar ambos, desalinhamentos paralelo e angular, deve haver pelo menos dois pontos onde o acoplamento possa ter
“flexibilidade” ou acomodar a condição de desalinhamento. Pela projeção do eixo de rotação do motor em direção ao eixo da bomba e vice-versa, há um desvio mensurável entre os eixos de rotação projetados de cada eixo e a linha de centro atual de cada eixo onde a potência está sendo transmitida através do acoplamento de um ponto flexível a outro.
Desde que nós medimos o desalinhamento em dois planos diferentes (vertical e horizontal) deverão existir quatro desvios que ocorrem em cada acoplamento. No exemplo mostrado, note que há um desvio horizontal e um desvio vertical no ponto de transmissão de potência, tanto no