Apostila Algoritmo
Profa.Ms.Gisele Molina Becari
1. INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Como este é um curso de lógica de programação, vamos iniciar nossos estudos procurando entender o que é lógica de uma forma geral.
A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo em afirmar que ela seja a ciência da verdade. Mesmo que tudo o que se permita afirmar dentro da lógica seja supostamente verdadeiro em determinado contexto, as mesmas afirmações podem resultar falsas se aplicadas ao mundo real. Os filósofos da lógica afirmam que, "para entender o que realmente acontece no mundo, precisamos entender o que não acontece", isto é, as propriedades invariantes das entidades ou objetos que o compõem. A seguir serão dadas algumas definições que procuram elucidar o termo lógica.
2
Lógica:
Coerência de raciocínio, de idéias (1a definição no Dicionário Aurélio).
Modo de raciocinar peculiar a alguém, ou a um grupo (2a definição no
Dicionário Aurélio).
Seqüência coerente, regular e necessária de acontecimentos, de coisas (3a definição no Dicionário Aurélio).
A lógica trata da correção do pensamento. Como filosofia ela procura saber por que pensamos de uma forma e não de outra. Poderíamos dizer também que a lógica é a arte de pensar corretamente e, visto que a forma mais complexa de pensamento é o raciocínio, a Lógica estuda ou tem em vista a "correção do pensamento". A Lógica ensina a colocar
Ordem no Pensamento.
Normalmente somos bem sucedidos na execução de uma tarefa quando empregamos raciocínio lógico (lógica). Se quisermos desenvolver bons programas de computador, devemos programa-lo logicamente, para que este possa resolver o problema desejado da forma mais otimizada possível, dado um conjunto de restrições. É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação.
Lógica de Programação: raciocínio lógico empregado no desenvolvimento de programas de computador, fazendo uso ordenado dos