Apostc200

6996 palavras 28 páginas
Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP
Faculdade de Ciência e Tecnologia da Informação

Março/2000

ÍNDICE

1. Funções
. Conceituação

. Passagem de parâmetros por valor;

. Passagem de parâmetros por referência.

2. Ponteiros
. Conceituação
. Operadores associados a ponteiros; . Ponteiros e Matrizes 3. Tipos Estruturados
. Estruturas;
. Uniões;
. Enumeração e
. Tipo Definido.
4. Arquivos
. Operações Básicas com arquivos;
. Operações Básicas com registros;
. Modos de acesso a registros.

1. FUNÇÕES

As funções permitem ao programador separar um programa longo em várias partes menores, cada qual com uma finalidade específica, tornando assim o programa modular. Além desta vantagem podemos destacar outras como: a repetição das mesmas instruções de programa em diferentes pontos do programa, clareza na representação de lógica, portabilidade no caso da criação de bibliotecas e etc.
Sendo assim a função é um seguimento independente do programa que executa uma tarefa específica. Todo o programa em “C” é formado por uma ou mais funções. Uma dessas funções deve ser a função main(). As funções adicionais do programa estarão subordinadas à função main() ou a alguma outra função. Se um programa contém várias funções, suas definições podem aparecer em qualquer ordem. Uma função será executada quando for chamada. Após a execução, o controle retorna para o ponto no qual a função foi chamada.
Forma Geral:- tipo nome_da_função (lista de parâmetros) { corpo da função; }
Onde:
tipo – define o tipo da informação que a função vai retornar, podendo ser qualquer tipo válido. Se nenhum tipo for especificado o compilador assume que a função devolve um resultado inteiro (default), quando a função não retorna nenhum resultado coloca-se void; nome_da_função – identificador criado pelo programador; lista de parâmetros – são as informações passadas para a função também conhecidas como argumentos. Uma função pode não conter argumentos, lista vazia entre

Relacionados