Apocalipse
Oração Inicial: Vinde Espírito santo
Leitura: 1Cor 15,12-20
Dinâmica: Dinâmica com Música
Significado: Apocalipse é uma palavra com origem no termo grego apokálypsis que significa revelação ou ação de descobrir.
Quem escreveu: São João
Contexto Histórico: O imperador romano Domiciano (81- 96 d.C.) moveu forte perseguição aos cristãos, tendo deportado S. João, que era o bispo de Éfeso para a ilha de Patmos . Ao mesmo tempo os cristãos eram hostilizados pelo judeus e aguardavam a volta de Cristo, que não acontecia, para livrá-los de todos os males. Foi neste contexto que o Apóstolo escreveu o Apocalipse para confortar e animar os cristãos das já inúmeras comunidades da Ásia Menor. Apocalipse, em grego ´apokálypsis´(= revelação), era um gênero literário que se tornou usual entre os judeus após o exílio da Babilônia (587-535 a.C.), e descreve os fins dos tempos onde Deus vai julgar os homens. Essa intervenção de Deus abala a natureza (fenômenos cósmicos), com muita simbologia e números. A mensagem principal do livro é que Deus é o Senhor da História dos homens, e no final haverá a vitória dos justos. Mostra a vida da Igreja na terra como uma contínua luta entre Cristo e Satanás, mas que no final haverá o triunfo definitivo do Reino de Cristo, triunfo que implica na ressurreição dos mortos e renovação da natureza material.
Divisão do Livro: O livro está assim dividido:
Prólogo: ( 1,1-3)
I Parte: (1,4-3,22)
Saudação às comunidades em forma de dialogo: 1,4-8.
Experiência de Jesus ressuscitado: 1,9-20.
7 cartas às 7 comunidades: 2,1-3,22.
II Parte: (4,1-22,5).
1ª seção (4,1-5,14) → Seção introdutória: o trono, o cordeiro, o livro com 7 selos são os pontos importantes.
2ª seção (6,1-7,17) → Seção dos selos: abertura dos 4 primeiros selos, clamor dos mártires (5º selo) e resposta de Deus ao clamor ( 6º selo).
3ª seção (8,1-11,14) → Seção das trombetas:o toque da trombeta anuncia o julgamento de Deus .
4ª seção