APLICAÇÃO DO FMEA NO PROJETO DE MOLDES PARA INJEÇÃO
Engenharia de Confiabilidade –
Manutenção Centrada em Confiabilidade – MCC ( RCM)
Trabalho para Avaliação
1. Introdução
O estudo e implantação dos métodos de Confiabilidade nas organizações, esta sendo cada dia mais necessário para garantir que se atinjam os objetivos programados pelas organizações. Na área de Manutenção, a Confiabilidade vem sendo implantada com uma rapidez muito grande e os resultados estão sendo percebidos no aumento da periodicidade das intervenções, no conhecimento do comportamento dos equipamentos e na otimização de custos. Assim, este trabalho propõe que, em complemento as aulas, o aluno conheça e aprofunde seus conhecimentos nos aspectos da Confiabilidade, seus métodos de calculo e ferramentas de implantação, propondo aplicá-los em uma situação simulada em uma indústria.
O que se prevê é um ganho por interação dos membros da equipe, contribuindo com seus conhecimentos adquiridos na disciplina, nas literaturas ou em alguma experiência vivida nos estágios / trabalhos profissionais, bem como interação com profissionais que atuam na área. 2. Descritivo
Este trabalho consiste em montar um documento que contemple na primeira parte, uma fundamentação teórica sobre a Confiabilidade, conforme item 4.a, e na segunda parte, à partir da ferramenta da Confiabilidade definida, simular sua aplicação numa situação de uma atividade de manutenção e sugerir um plano de ação.
Cada equipe desenvolverá uma ferramenta, aplicada a um tipo de empresa, conforme item 3 e o quadro apresentado no final deste documento. As ferramentas a serem trabalhadas são:
Analise de Modos de Falha e Efeitos – FMEA; Análise de Arvore de Falha – FTA;
Manutenção Centrada em Confiabilidade – MCC /RCM e Analise de Causa Raiz – RCA.
Deve-se incluir gráficos, tabelas e as equações para um enriquecimento visual deste documento. Não se recomenda que se aprofunde na abordagem de cada item para que o trabalho não adquira uma