aplicação da topografia em loteamentos
Se o objetivo é o loteamento de grandes áreas, pode-se elaborar um projeto detalhado de parcelamento urbano ou rural, sempre procurando atender a uma distribuição racional e legal, utilizando técnicas modernas e precisas para definição de posicionamento, dimensões e características dos lotes, sempre atendendo e respeitando as legislações municipais.
Levantamento Topográfico Planimétrico
São levantamentos para fins de determinação da área do terreno, são utilizados para retificações de áreas e projetos de implantação de empreendimentos.
Levantamento Topográfico Planimétrico Cadastral
São levantamentos para fins de determinação das áreas internas das propriedades definindo o uso do solo para cada tipo de cultura. Este levantamento é muito utilizado na adminstração das Fazendas, pois fornece subsídio para o cálculo de produtividade, lotação de pastagens, dosagem de insumos ou defensivos agrícolas entre outras atividades.
Levantamento Topográfico Planialtimétrico
O levantamento planialtimétrico de terreno urbano e rural permite ao proprietário confirmar as medidas verdadeiras de sua área em relação a documentação jurídica e a subsidiar os estudos de implantação de uma obra, seja uma residência ou uma industria. A altimetria do terreno é uma informação de fundamental importância para os arquitetos, com a qual conseguem desenvolver o projeto com base nos desníveis do terreno.
Exemplo de planta de levantamento planialtimétrico :
Levantamento Topográfico Georreferenciamento - INCRA
São levantamentos para atender a Lei Federal nº 10.267/01, estes levantamentos tem a função de localizar geográficamente o imóvel rural. São utilizados GPS geodésicos de precisão centimétrica para o rastreio do perímetro da propriedade rural.
Exemplo de um loteamento através de escalas de representação para os mapas em papel.
Vemos abaixo uma imagem que significa a analise da acurácia do modelo de um terreno: