Aplicaçoes de Mecânica dos Sólidos no cotidiano
Estruturas mecânicas são essenciais em automóveis e aviões, em foguetes e estações espaciais, em arranha-céus e pontes, em placas de computador e discos rígidos e até no empacotamento de circuitos integrados e dispositivos, nos microssistemas e, mais recentemente, nos nanosistemas.
A utilização do ferro e do aço em estruturas dependeu muito do desenvolvimento da siderurgia durante a Revolução Industrial na Inglaterra. Alguns marcos deste desenvolvimento são a produção de ferro gusa em alto fornos por volta de 1735 e a descoberta do processo de fabricação do aço pelo processo “puddling” por Henry Cort em 1784. Com o desenvolvimento das primeiras laminações na primeira metade do século XIX.
A primeira ponte de ferro foi construída em Coalbrookdale/Severn por Abraham Darby III e John Wilkinson nos anos 1773 – 1779 com 30,6m de vão e pode ainda ser visitada hoje.
2. Biomecânica
A Biomecânica estuda os movimentos dos homens e dos animais do ponto de vista das leis mecânicas. É a ciência da descrição e explicação mecânica das manifestações e causas dos movimentos, tornando-se por base as condições dos organismos.
A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.
3. Aviões
No século XX as engenharia aeronáutica foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da mecânica dos sólidos. A necessidade de diminuir o peso das estruturas das aeronaves impulsionou a análise estrutural. No início as estruturas de aviões consistiam de barras e cabos e eram revestidas de tecido. Com o desenvolvimento de ligas leves e resistentes de alumínio foi possível construir aviões mais seguros, duráveis e confortáveis. No começo a geometria dos aviões era simples, consistindo de tubos e vigas de seção constante, e as técnicas de análise estrutural existentes podiam ser