Aplicaçoes com diodo
Introdução
Diodos são componentes eletrônicos de uma aplicação muito vasta. São compostos de dois materiais semicondutores. Por esse motivo, ele permite ou impede a passagem de corrente elétrica dependendo da tensão aplicada no circuito e dependendo do sentido em que é instalado (em corrente contínua), conduzindo apenas tensões acima de 0,6 a 0,7V. Como é um componente que só conduz corrente em um sentido, é comumente utilizado como retificador para corrente alternada.
Retificadores
A capacidade do diodo de permitir a passagem de corrente em apenas um sentido faz com que seja possível a sua utilização para retificar corrente alternada. Isso se dá devido à propriedade semicondutora dos materiais que o constituem, dispostos no seu interior em dois blocos denominados N e P.
Retificador de meia onda
Sabendo que a tensão alternada é representada matematicamente por v(t)=V_m.sin(ωt+θ) e que o gráfico dessa função é formado por “ondas” que indicam quando a tensão é positiva ou negativa, fica fácil imaginar as diferenças quando acrescentado um diodo ao circuito:
Circuito retificador de meia onda
Pelo motivo de o diodo não permitir passagem de corrente em dois sentidos e por causar queda de tensão, o gráfico da tensão no circuito retificador de meia onda vai diferir por apresentar apenas ondas de valores positivos. No mesmo momento que a tensão aplicada chega ao valor máximo, a tensão máxima depois de retificada atinge também seu valor máximo, que é -, devido à queda de tensão do diodo, de 0,7V. Pode-se observar também que a corrente só flui no circuito depois que a tensão aplicada chega a 0,7V.
– Tensão máxima aplicada no circuito. – Queda de tensão do diodo. - Tensão máxima retificada.
Gráfico comparativo
Onda mais clara – Tensão aplicada.
Onda mais escura – Tensão retificada.
Retificador de onda completa
Esse circuito tem a função de transformar uma corrente alternada em corrente pulsante