Aplicaçao das tintas em pó
Vinheta: Artigo Técnico
Título:
Aplicação de Tinta em Pó sobre Substratos Sensíveis ao Calor
Marcos Pini França e Cristina Lastrucci Alziati
Texto:
Introdução
As tintas em pó têm sido utilizadas para recobrimento de substratos metálicos em aplicações industriais durante os últimos 30 anos. A forte expansão do uso das tintas em pó foi motivada pelo seu excelente desempenho, baixo custo, baixo consumo de energia e especialmente por sua relação amigável ao ambiente. Essas propriedades tornaram a tinta em pó o substituto ideal para tintas industriais base solvente, uma vez que essas tiveram que ser gradativamente substituídas devido ao aparecimento de regulamentações que restringiram a emissão de solventes na atmosfera.
Após meados da década de 90, o crescimento se desacelerou, conforme as aplicações de tinta em pó foram substituindo as tintas líquidas em todas as aplicações onde eram economicamente viáveis. Atualmente, a taxa de crescimento é meramente alguns pontos acima do restante do mercado de tintas. O crescimento reduzido e o aumento da competitividade devido à globalização motivaram os fabricantes a procurar novos usos para as tintas em pó. Entre todas as novas aplicações, o uso de tintas em pó em substratos sensíveis ao calor, como aglomerados de madeira, plásticos e materiais compostos, oferece um potencial promissor, mas também revela desafios difíceis de serem superados.
Esse artigo mostra os resultados de uma recente pesquisa de propriedade intelectual que confirma a consolidação da aplicação das tintas em pó em substratos sensíveis ao calor, especialmente em substituição aos laminados de alta pressão aplicados sobre aglomerados de madeira tipo MDF (medium density fiberboard ). Aparentemente, a tinta em pó é a opção preferida, já que oferece um desempenho similar ao dos laminados de alta pressão, porém a um custo reduzido.
A aplicação de tinta em pó também permite maior liberdade de design aos arquitetos e