APLICAC O ES DO ZINCO NA ENGENHARIA CIVIL
O zinco (do alemão Zink) é um element químico de símbolo Zn, número atômico 30 (30 prótons e 30 elétrons) com massa atómica 65,4 uma. À temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 12 (2 B) da Classificação Periódica dos Elementos.
As ligas metálicas de zinco têm sido utilizadas durante séculos - peças de latão datadas de 1000-1400 a.C. foram encontrados na Palestina , e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia. A principal aplicação do zinco - cerca de 50% do consumo anual - é na galvanização do aço ou ferro para protegê-los da corrosão, isto é, o zinco é utilizado como metal de sacrifício (tornando-se o ânodo de uma célula, ou seja, somente ele se oxidará). Ele também pode ser usado em protetores solares, em forma de óxido, pois tem a capacidade de barrar a radiação solar.
O zinco é um elemento químico essencial para a vida: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, intervém nas percepções do sabor e olfato e na síntese do ADN. Foi descoberto pelo alemão Andreas Sigismund Marggraf em 1746.
APLICAÇÕES DO ZINCO NA ENGENHARIA CIVIL
Por possuir baixa resistência mecânica o zinco não é utilizado para fins estruturais, embora algumas ligas de zinco podem ter resistência mecânica suficientemente elevada, para algumas aplicações específicas. No entanto das aplicações na engenharia mais importantes é a galvanização que é o processo através do qual o zinco é ligado metalurgicamente ao aço, proporcionando ao aço o revestimento anticorrosão mais avançado e eficiente em termos de custo. O aço galvanizado é a solução para ambientes onde a corrosão é uma ameaça, pois quando exposto ao ar e água, por exemplo, o ferro e o aço oxidam, dessa forma uma camada de zinco fornece tripla proteção a estrutura. Primeiramente, o zinco fornece