Aplica O Pr Tica Da Fun O Controle No Hellip
3467 palavras
14 páginas
1. INTRODUÇÃO Para que os objetivos empresariais sejam alcançados dentro das organizações é necessário que todas as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) estejam em constante sintonia. E é o controle que mensura e avalia os resultados da interação destas funções em conjunto. O controle, como função administrativa, monitora e acompanha todas as atividades empresariais: se estão sendo feitas de maneira certa e no tempo correto, a fim de alcançar os resultados desejados. Através do controle, o administrador, assegura a execução dos planos programados e previstos. Se houver alguma coisa em desacordo com os objetivos, é possível medir, comparar e realizar as devidas correções. O êxito de uma organização depende de como as pessoas e os departamentos desempenham cada um seu papel, se movendo na direção de alcançar fins comuns. É no alcance destes propósitos que o controle fiscaliza fazendo-se presente e necessário. Não há planos concluídos se não houver meios de medi-los. Em suma, para que as metas organizacionais tenham seus resultados pautados na excelência é imprescindível o uso desta função chamada controle, pois ela pode garantir o ajuste dos meios necessários para o alcance dos fins pretendidos.
1.
2. CONCEITO
É a função administrativa que permite regular vários fatores, de maneira que as atividades sejam exercidas conforme foram planejadas, organizadas e dirigidas. Segundo Chiavenato (1999, p. 650), o controle consiste numa aferição do desempenho, em relação a um padrão, e a possibilidade de corrigir os desvios com o fim especial de alcançar os objetivos de acordo com o plano Os controles organizacionais segundo Deming, (1982) aplicados por Chiavenato. (1999, p. 636):
Compreendem, em todas as organizações, a administração cria mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis da vida organizacional. Em geral, os controles organizacionais servem para: