Aplica o de compostos qu micos na concep o de aeronaves
A química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reacções químicas e a sua relação com a energia [1].
A química tem um vasto campo de actuação, desempenhando um importante papel na Industria Aeroespacial. A sua aplicação neste ramo tem um papel fundamental na escolha dos melhores materiais utilizados na construção de aeronaves (Aeronave é qualquer máquina capaz de sustentar voo, e a grande maioria também é capaz de alçar voo por meios próprios), mísseis e naves espaciais.
Titânio
Um elemento químico fundamental na industria aeroespacial é o titânio, devido a sua alta resistência à tracção e à corrosão por sua alta densidade relativa [2], a resistência à fadiga e ao impacto [3]. Uma das características do titânio é a capacidade de resistir moderadamente as altas temperaturas sem sofrer deformação [4]. As ligas de titânio com alumínio, zircónio, níquel [5], vanádio e outros elementos químicos são aplicadas em uma variedade de componentes incluindo partes críticas das estruturas de aviões e helicópteros, sendo elas: as paredes corta-fogo, os trens de pouso, os ductos de exaustão de helicópteros e os sistemas hidráulicos. Cerca de dois terços da produção de ligas de titânio é utilizada nos motores e nas estruturas dos aviões. O SR-71 ou mais conhecido por "Blackbird" foi um dos primeiros aviões em que se utilizou grandes quantidades de titânio em sua estrutura, dando inicio a sua utilização na produção de aviões comercias e militares [6]. Em motores de aviões o titânio é muito útil na produção de rotores nos compressores axiais, nos componentes hidráulicos e nos naceles [7].
Fibra de carbono
É uma fibra sintética composta de finos filamentos de 5 a 10 micrometros de diâmetro e composta principalmente de carbono. Cada filamento é a união de diversos milhares de fibras de carbono. É uma fibra sintética porque é feita a partir